quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O Labirinto:O que é Educação Física?

Resumo: O Labirinto: O que é Educação Física?
A Educação Física engloba de modo geral várias características que incluem não somente o exercício físico mas como também a ciencia , a cultura , a arte e melhorias na qualidade de vida.
Na grécia antiga , platão definiu a ginástica denotando uma ordem médica que se objetiva a manter um equilíbrio com a nível fisiológico da vida organica. Com o passar dos anos a ginástica ainda ponderá a abordagem médica, contudo, a partir do século XIX tendo a atividade física artificial no intuito de provocar modificações anatômicas e fisiológicas no corpo humano , produzindo efeitos localizados. Mas essa artificialidade passou a ser combatida pelo exercício natural , onde implica a movimentação do corpo entendido como uma totalidade. Portanto se torna evidente a interação da ginástica com a medicina.
A ênfase em assuntos biológicos leva muitos a considerarem a educação física como ciência paramédica , contudo a mesma sob o seu aspecto biológico , o professor fica reduzido a um "educador do físico".
A Educação Física interagindo com a cultura permite uma inteira participação do publico. O aspecto estético também interliga de tal modo a cultura da educação física , sendo que as mesmas possuem características individuais, contudo por mais que a manifestação visível da educação física esteja no corpo o seu ponto príncipal não pode ser analisada apenas pela evidência corporal, a ação é sobre o homem completo, o organismo total.
A função do jogo extrapola o nível fisiológico , recebendo um autêntico papel simbólico para os seus praticantes no jogo as pessoas tem oportunidade de se renovarem reitegrando o cognitivo , psicomotor e afetivo-social , apesar de não ficar restrito ao âmbito da educação física , o jogo tem oportunidade de se manifestar em toda a sua plenitude. Entretanto o jogo pode perder as suas características de atividade livre , devido ao aparecimento de regulamentos rigidos que vão solidificando a sua espontaneidade original. A universalização dessas regras transformam a atividade do jogo em esporte.
O esporte pode ser considerado tanto como um preenchimento do tempo livre, como também como meio de sobrevivência, (como no caso de jogadores de futebol profissional que sem dúvidas está trabalhando).
A Educação Física como sinônimo de esporte, torna-se competição e objetiva-se como papel principal, contuto isso reflete em um mecanismo baseados nos interesses politicos que caracterizam a nossa sociedade.
Ao valorizar os aspectos médicos ou os resultados técnico - esportivos, de alto nível, torna-se fácil aceitar a Educação Física como ciência. por fim, o objeto da Educação Física é o movimento humano, enquanto a ciência estuda o homem em movimento.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Porque devemos estudar Historia da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação?

Resumo: Porque devemos estudar história da educação física/esportes nos cursos de graduação?

A necessidade de se estudar a historia da educação física/esportes nos cursos de graduação é determinado através da compreensão de formação profissional. Este questionamento pode ser argumentado quanto ao problema da afinidade da área de conhecimento, ou seja, os estudantes de graduação de educação física se identificam mais com disciplinas voltadas as ciências exatas e biológicas, portanto devemos considerar que os cursos superiores de educação física proporcionam ao estudante da área importantes mudanças na formação do profissional.
A historia do curso de formação veio para discutir os aspectos históricos da educação física e dos esportes. A contribuição da historia para pratica do curso deve estar vinculado à compreensão do contexto da formação, portanto a formação e a preparação profissional em nível superior não devem ter o único intuito de seguir modelos inquestionáveis, ou seja, a graduação deve dar condições por meio de uma preparação teórica aprofundada, para que o aluno possa recriar sua atuação, a partir da compreensão da realidade que o cerca, dos valores em jogo, das especificidades, da atuação e das possibilidades que pode dispor para alcance de seus objetivos.
A compreensão da historia perpassa em entender historicamente os problemas referentes à área de atuação, assimilando melhor as condições que nos cercam e as possíveis injunções do passado no presente.
A educação física e o esporte são objetos diversos que vão solicitar caminhos metodológicos e preocupações teóricas diferenciadas, ou seja, seus compromissos e sua construção têm sentidos diferenciados.
A educação física brasileira é marcada pelo caráter embrionário de desenvolvimento dos estudos, pelo inicio de uma produção e preocupação maior com os estudos históricos e pela busca do redimensionamento das características dos estudos históricos, com tudo o compromisso está ligado à necessidade de entender a educação física e justificar algumas sugestões de modificações.
Já a historia dos esportes os estudos identificados eram desenvolvidos fora dos circuitos acadêmicos tradicionais.
Por fim, a historia da educação física/esportes no curso de graduação tem a preocupação de preparar o aluno para pensar e repensar sua atuação, entendendo que a necessidade de uma compreensão teórica por traz de toda atuação, que nunca é só praticar, mais sim teórico-pratica.


Daniela da Silva Santos