quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O Labirinto:O que é Educação Física?

Resumo: O Labirinto: O que é Educação Física?
A Educação Física engloba de modo geral várias características que incluem não somente o exercício físico mas como também a ciencia , a cultura , a arte e melhorias na qualidade de vida.
Na grécia antiga , platão definiu a ginástica denotando uma ordem médica que se objetiva a manter um equilíbrio com a nível fisiológico da vida organica. Com o passar dos anos a ginástica ainda ponderá a abordagem médica, contudo, a partir do século XIX tendo a atividade física artificial no intuito de provocar modificações anatômicas e fisiológicas no corpo humano , produzindo efeitos localizados. Mas essa artificialidade passou a ser combatida pelo exercício natural , onde implica a movimentação do corpo entendido como uma totalidade. Portanto se torna evidente a interação da ginástica com a medicina.
A ênfase em assuntos biológicos leva muitos a considerarem a educação física como ciência paramédica , contudo a mesma sob o seu aspecto biológico , o professor fica reduzido a um "educador do físico".
A Educação Física interagindo com a cultura permite uma inteira participação do publico. O aspecto estético também interliga de tal modo a cultura da educação física , sendo que as mesmas possuem características individuais, contudo por mais que a manifestação visível da educação física esteja no corpo o seu ponto príncipal não pode ser analisada apenas pela evidência corporal, a ação é sobre o homem completo, o organismo total.
A função do jogo extrapola o nível fisiológico , recebendo um autêntico papel simbólico para os seus praticantes no jogo as pessoas tem oportunidade de se renovarem reitegrando o cognitivo , psicomotor e afetivo-social , apesar de não ficar restrito ao âmbito da educação física , o jogo tem oportunidade de se manifestar em toda a sua plenitude. Entretanto o jogo pode perder as suas características de atividade livre , devido ao aparecimento de regulamentos rigidos que vão solidificando a sua espontaneidade original. A universalização dessas regras transformam a atividade do jogo em esporte.
O esporte pode ser considerado tanto como um preenchimento do tempo livre, como também como meio de sobrevivência, (como no caso de jogadores de futebol profissional que sem dúvidas está trabalhando).
A Educação Física como sinônimo de esporte, torna-se competição e objetiva-se como papel principal, contuto isso reflete em um mecanismo baseados nos interesses politicos que caracterizam a nossa sociedade.
Ao valorizar os aspectos médicos ou os resultados técnico - esportivos, de alto nível, torna-se fácil aceitar a Educação Física como ciência. por fim, o objeto da Educação Física é o movimento humano, enquanto a ciência estuda o homem em movimento.

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Daniela,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma:

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Destaco desde já que seu resumo está muito extenso devido aos detalhes desnecessários a um resumo. Novamente, tal como no primeiro resumo, você inicia o texto pelo terceiro critério. Sendo que, com relação ao terceiro critério, você o faz de modo a não descrever o texto, mas sim transcrever algumas idéias do texto. Para tanto, irei sugerir a forma para iniciar o resumo:
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
Por exemplo, quando você vai falar da ginástica, você “arranca” do texto a idéia pura, em vez de dizer: “diante disso, o autor inicia retomando historicamente a ginástica na Grécia em relação de diferença com a ginástica moderna, que embora estejam atreladas à medicina, a primeira é mais geral e a segunda mais restrita...” Pois bem, fica aí mais uma sugestão. O restante é detalhe. Sobre a relação entre ginástica e cultura, novamente você destaca detalhes do texto, quando que, no final de contas, você apenas precisaria dizer que “a medicina não é suficiente para abarcar uma definição para a educação física, porque as práticas corporais extrapolam os limites dos interesses médico, para se mostrar enquanto complexidade cultural...” Mais uma sugestão... Doravante, o mesmo serve aos outros argumentos. Tente seguir meus comentários, produza um resumo mais curto, meia folha no máximo.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.