segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Resenha:Reflexões Filósóficas sobr a Educação física

Educação Física: Uma Abordagem Filosófica da Corporeidade/ Silvino Santien – 2.ed.rev- Ijuí: Ed. Unijuí, 2003- 168 p (Coleção Educação Física). Reflexões Filosóficas sobre a educação Física.


O texto aborda sobre um assunto muito sério ,a crise que a Educação física passou e continua passando ainda hoje.A desvalorização que as escolas e até mesmo a sociedade dá a ela , é um absurdo que os unicos horarios para a Educação física sejam aqueles rejeitados ou seja o resto esse é oferecido a educação física como se não tivesse valor algum.
Porém a Educação física é uma matéria de fundamental importancia, pois trabalha o físico e a mente o que pode melhorar muito um individuo com problemas de forma geral
Esse texto especifico para aqueles que precisam ter uma postura diferente, especialmente professores.
È um texto de compreensão fácil e escrita muito boa por deviria ser mais légivel, no mais muito interressante pois é com textos como esses que iremos apreender mais sobre nossa aréa e não cometer mais os mesmos erros.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Resenha:O ensino da educação física na educação básica:relações com a antropologia

O ensino da Educação física na Educação básica:Relações com a antropologia/ José Guilmar Mariz de Oliveira;organizador São Paulo 1999.
A antropologia estuda a natureza humana,as formas e estruturas do corpo,fala tambem sobre o homem como individuo as relaçõs com o outro e com a natureza,pois a sociedade é a cultura do homem, e ,é o que o homem faz e prática que determina sua cultura, já que cada sociedade tem seus valores e costumes diferenciados.
Porem é necessário que o educador físico tenha estrutura e discernimento para saber lidar com a educação escolar sem agredir a cultura de cada aluno, porque é atraves das aulas de educaçaõ física que cada criança desenvolve suas habilidades motoras,por isso a educaçao física é muito importante no meio escolar e para isso os professores precisam ter conhecimento adequadro para trabalhar com essas crianças.
Através das aulas práticas o professor pode utilizar conteúdos biologicos que influenciem essas crianças a terem hábitos saudáveis.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Resenha:A Educaçao física mente.

MEDINA, João Paulo Subirá, 1948 – A educação física cuida do corpo e ...”mente”/ A Educação Física mente: Bases para a renovação e transformação da Educação Física/ João Paulo Subirá Medina. -9º ed. - Campinas, SP: Papirus, 1990. - (Coleção Krisis).
A Educaçao física mente.


O texto aborda sobre os equivocos cometidos por alguns profissionais de Educação física,o descaso deles para com essa area,e por conta desses profissionais que não se preocupam em mostra que a Educaçao fisica esta passando por um momento de evolução é que a Educaçao física estara sempre passando por lamentáveis equivocos e isso precisa ser mudado pois precisamos respeitar o momento histórico de transformação pelo qual ela esta e estará passando.A escola precisa ver que Educaçao física não é só esporte e competição mas sim que é muito importante para o desenvolvimente físico, mental e social do individuo pois esta relacionada a saúde,coordenação motora entre outros fatores.Porque o educador fisico é um agente renovador e transformador .