domingo, 17 de fevereiro de 2008

Porque devemos estudar Historia da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação?

Resumo: Porque devemos estudar história da educação física/esportes nos cursos de graduação?

A necessidade de se estudar a historia da educação física/esportes nos cursos de graduação é determinado através da compreensão de formação profissional. Este questionamento pode ser argumentado quanto ao problema da afinidade da área de conhecimento, ou seja, os estudantes de graduação de educação física se identificam mais com disciplinas voltadas as ciências exatas e biológicas, portanto devemos considerar que os cursos superiores de educação física proporcionam ao estudante da área importantes mudanças na formação do profissional.
A historia do curso de formação veio para discutir os aspectos históricos da educação física e dos esportes. A contribuição da historia para pratica do curso deve estar vinculado à compreensão do contexto da formação, portanto a formação e a preparação profissional em nível superior não devem ter o único intuito de seguir modelos inquestionáveis, ou seja, a graduação deve dar condições por meio de uma preparação teórica aprofundada, para que o aluno possa recriar sua atuação, a partir da compreensão da realidade que o cerca, dos valores em jogo, das especificidades, da atuação e das possibilidades que pode dispor para alcance de seus objetivos.
A compreensão da historia perpassa em entender historicamente os problemas referentes à área de atuação, assimilando melhor as condições que nos cercam e as possíveis injunções do passado no presente.
A educação física e o esporte são objetos diversos que vão solicitar caminhos metodológicos e preocupações teóricas diferenciadas, ou seja, seus compromissos e sua construção têm sentidos diferenciados.
A educação física brasileira é marcada pelo caráter embrionário de desenvolvimento dos estudos, pelo inicio de uma produção e preocupação maior com os estudos históricos e pela busca do redimensionamento das características dos estudos históricos, com tudo o compromisso está ligado à necessidade de entender a educação física e justificar algumas sugestões de modificações.
Já a historia dos esportes os estudos identificados eram desenvolvidos fora dos circuitos acadêmicos tradicionais.
Por fim, a historia da educação física/esportes no curso de graduação tem a preocupação de preparar o aluno para pensar e repensar sua atuação, entendendo que a necessidade de uma compreensão teórica por traz de toda atuação, que nunca é só praticar, mais sim teórico-pratica.


Daniela da Silva Santos

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Daniela,
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Falando de seu texto propriamente, antes de qualquer coisa, coloque o título no seguinte formato:
Resumo: MELO, Victor Andrade de. Por que devemos estudar História da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação? In: Motriz. Vol. 3, n. 1, junho, 1997.
Nesse sentido, o primeiro aspecto deve iniciar um resumo. No entanto, você inicia seu resumo expondo um dos argumentos que o autor utiliza justamente para responder a pergunta do tema central contido no título do trabalho. Ou seja, “a compreensão de formação profissional” nos cursos de Educação Física é uma das justificativas plausíveis para se “estudar historia da Educação Física\Esporte nos cursos de graduação...” O que está correto, mas para um resumo isso deve vir depois de cumprir os dois primeiros critérios. Na seqüência, você repete esse mesmo argumento, o que para um resumo não cabe. Falou uma vez é o suficiente. Portanto, da parte que você escreve: “A história do curso de formação...” até “a formação e a preparação profissional em nível superior”, sugiro que retire, para continuar o texto em: “não devem ter o único intuito...”. Mais ainda você poderá suprimir todo o restante de seu resumo e manter apenas seu final: “Por fim, o autor diz que a história da educação física\esporte no curso de graduação...” Sendo assim, você cumpriu apenas o terceiro critério, deixando de lado os outros dois. Praticamente você apenas precisa manter o texto de seu resumo que aí está, acrescentando inicialmente nas primeiras linhas o tema central e a perspectiva do autor.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.